facebook  X In Instagram logo Youtube

 

 

Embrapa apresenta queijo de cabra com pequi na Expocrato

Mantecas Brasil

A região do Cariri cearense, uma das maiores produtoras de pequi do Brasil, conhecerá nos próximo dias o queijo de cabra enriquecido com óleo de pequi. A novidade desenvolvida pela Embrapa será apresentada na Exposição Agropecuária do Crato, a Expocrato 2015, realizada entre os dias 11 e 19 no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

A Embrapa promoverá, também, cursos e palestras na unidade móvel do Instituto Federal do Ceará, dentro do parque. A empresa fará, ainda, exposição de tecnologias e publicações no estande, em parceria com a Ematerce.

Além do queijo de cabra com pequi, a Embrapa levará à feira os queijos caprinos cremoso probiótico e coalho tradicional, desenvolvidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral - CE) como forma de diversificar os produtos e estimular o consumo de derivados lácteos caprinos.

A pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Selene Benevides, lembra que a coleta do pequi é uma atividade que movimenta boa parte da população rural da região do Cariri, entre os meses de janeiro e março. A ideia do queijo com pequi é oferecer uma alternativa para agregação de valor tanto ao leite de cabra quanto ao óleo de pequi.

"Os derivados de leite de cabra são por si só muito nutritivos e alguns dos novos produtos são acrescidos de ingredientes que apresentam propriedades com apelo de benefício à saúde", diz Selene Benevides. Ela explica que o queijo cremoso probiótico contém bactérias comprovadamente promotoras de saúde.

A apresentação dos novos produtos faz parte de um projeto conduzido por três unidades descentralizadas da Embrapa (Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Caprinos e Ovinos, no Ceará, e Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro), além de instituições parceiras como a Universidade Federal da Paraíba.

Além de queijo com óleo de pequi e de queijo cremoso probiótico, foi desenvolvido o queijo maturado e defumado. Os três tipos já passaram por testes sensoriais no Rio de Janeiro, na Paraíba e no Ceará. Agora, a equipe se prepara para fazer a validação dos produtos em indústrias. "Já existe empresa interessada em produzir os queijos", diz a pesquisadora Selene Benevides.

Fonte: www.embrapa.br

Otras publicaciones

 

FNL  logo DAIRY  logo DRINK 

Proveedores Destacados

|